Serviços

A visão é uma parte essencial no bem-estar de uma pessoa e ela desenvolve-se em todas as idades. Uma anomalia visual não detectada pode provocar fadiga, défice de atenção e até mesmo um potencial perigo.

Nas crianças, uma anomalia visual pode levar ao insucesso escolar.

Em frente a um ecrã, os defeitos visuais são ampliados.

Para quem conduz, a acuidade visual caminha lado a lado com a segurança, onde o encandeamento pode levar a situações de grande perigo.

Visioffice 2

Concebido para evoluir e no futuro disponibilizar sempre os últimos avanços no domínio da óptica oftálmica, o Essilor Visioffice é o primeiro sistema de medição, rápido e preciso, que através de uma única fotografia obtém todos os parâmetros necessários para responder às exigências crescentes de personalização das lentes oftálmicas.

Todos os ângulos e distâncias são analisados em tempo real, o que possibilita identificar a posição natural da cabeça, a posição dos olhos, as informações sobre a armação e os parâmetros relativos ao comportamento visual (movimento olhos/cabeça e Centro de Rotação do Olho – CRO).

Consultas

Óptica-Faria-Optometria-220x170

Óptica-Faria-Despiste-Visual-220x170

Óptica-Faria-Terapia-Visual-220x170

beautiful human eye and contact lens

Óptica-Faria-Retinografia-220x170

Retinografia

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Os métodos para a realização deste exame de visão são:

Retinografia Colorida (simples)

Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

Faça este exame no nosso consultório.

Tonometria

Tonometria é o processo de medição da pressão interna do globo ocular. Esse teste é muito comum em pacientes com suspeita de glaucoma.

Terapia Visual

A terapia visual é uma técnica optométrica que compreende uma série de exercícios para melhorar a capacidade visual do paciente.

Existem muitas definições de Terapia Visual, cada uma delas dada de acordo com a pessoa que a escreve, seja este um Oftalmologista, um Optometrista ou um Ortoptista. No entanto todas elas possuem elementos em comum e são unânimes em comprovar o sucesso desta prática na solução de diversos problemas visuais.

Cá vão algumas dessas definições:

“É um tipo de fisioterapia para os músculos dos olhos e cérebro – é um tratamento altamente eficaz para muitos dos problemas visuais comuns tais como: olho preguiçoso, visão dupla, estrabismo, insuficiência de convergência e algumas dificuldades de leitura e de aprendizagem” – visiontherapy.org

“É um programa de tratamento individualizado, supervisionado e não-cirúrgico, designado de forma a corrigir movimentos anormais e deficiências motoras oculares. As sessões de Terapia Visual incluem mecanismos/procedimentos e exercícios que aumentam a capacidade do cérebro em controlar: alinhamento dos olhos, capacidade de focagem dos olhos, processamento da informação visual…” – children-special-needs.org

“É um regime de tratamentos individualizados prescritos a um paciente com o objectivo de: fornecer tratamento médico para uma disfunção visual previamente diagnosticada, prevenir o aparecimento e desenvolvimento de problemas visuais, aumentar a performance visual do paciente de acordo com as suas necessidades do dia-a-dia” – American Optometric Association

“É uma série de tratamentos cujo objectivo é solucionar diversos tipos de problemas visuais, que não podem ser resolvidos somente pelo uso de óculos ou de lentes de contacto.” – childrensvision.com

Optometria

O Optometrista é um especialista dos cuidados primários da saúde visual, que pratica Optometria e que fornece cuidados extensivos em visão e sistema visual, que inclui refracção e prescrição, detecção/diagnóstico e acompanhamento/tratamento de doenças oculares e a reabilitação/tratamento de condições do sistema visual.

Consultas de Optometria

Na óptica Faria a consulta de Optometria é realizada num gabinete equipado com a mais moderna tecnologia, permitindo identificar a sua necessidade visual, seja a graduação exacta da lente oftálmica, lente de contacto ou ajuda visual, seja o reencaminhamento para outro especialista dependendo do seu caso. O serviço é personalizado e adaptado à realidade de cada um.

Para além da medição da acuidade visual e respectiva refracção, realizamos teste específicos como a observação microscópica das estruturas oculares e meios ópticos, teste da grelha de Amsler, medição da tensão ocular e estudo da visão binocular para que desta forma possamos despistar as patologias oculares com mais prevalência na população mundial.

Os exames regulares podem determinar a descoberta de algum sintoma precoce de distúrbio visual ou revelar alguma informação vital sobre a sua saúde geral.

Despiste Visual

Apesar de os olhos serem surpreendentemente complexos e terem alta capacidade de recuperação, há limite para os maus tratos que podem suportar. Com o decorrer dos anos, acções simples do dia-a-dia podem danificar os olhos. Aqui estão alguns aspectos a considerar.

Exposição á luz ultravioleta

Os óculos de sol são barreiras de protecção que interrompem a exposição à luz ultravioleta, uma porção dos raios solares que pode causar doenças oculares como as cataratas e a degeneração macular.

Esforçar os olhos

O cansaço ocular, como ocorre quando se lê ou se costura, não danifica permanentemente os olhos, mas faz com que fiquem cansados. A melhor cura para o cansaço ocular é dar algum descanso aos músculos dos olhos, fechando-os por alguns instantes ou focando o infinito, bem longe, por um momento. Ter luz suficiente para ler ou trabalhar também ajuda a prevenir o cansaço ocular.

A miopia

É uma situação em que a imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças (ex. glaucoma, descolamento de retina, etc.) pelo que carece de uma atenção especial por parte do médico oftalmologista.

A hipermetropia

É um defeito refractivo caracterizado por dificuldade de visão ao perto. Provoca habitualmente fadiga ocular e até dores de cabeça com o trabalho mais minucioso ou com a leitura, pela exigência aumentada de focagem a que os olhos são sujeitos. Um olho hipermétrope é habitualmente mais pequeno que o normal e a “resistência” à hipermetropia diminui com a idade. Pode ser a causa do mau aproveitamento escolar de uma criança.

O astigmatismo

Corresponde a uma qualidade visual desigual consoante o eixo visual em causa. Resulta na maioria dos casos a uma curvatura desigual da córnea provocando uma visão distorcida. Pode ocorrer isoladamente ou associado aos outros defeitos refractivos.

A presbiopia (ou vista cansada)

Corresponde à dificuldade de visão ao perto que é normalmente sentida a partir de certa idade (por volta dos 45 anos). É devida à perda de elasticidade progressiva do cristalino fruto da idade.

Contactologia

Adaptação de todo o tipo de lentes de contacto. A lente de contacto é um dispositivo óptico que está em contacto directo com o olho, pelo que necessita de uma avaliação e adaptação precisa para garantir o sucesso na qualidade de visão e na saúde visual.

A maior parte dos usuários de lentes de contacto optam pelo seu uso como alternativa aos óculos, ganhando com o uso das lentes de contacto liberdade de campo visual, autonomia e conforto.

As lentes de contacto poderão ser recomendadas em casos especiais para melhorar o potencial de visão que não pode ser alcançado com os óculos, tal como no caso da superfície da córnea irregular, o queratocone, algum traumatismo, irregularidade pós-cirúrgica, após transplante de córnea, entre outras.

Os nossos optometristas, no serviço de contactologia, avaliam e adaptam lentes de contacto a pacientes de qualquer idade, providenciando a melhor correcção visual, conforto e saúde ocular.

Na Óptica Faria encontra todos os tipos de lentes de contacto, adaptadas a cada caso, podendo passar por:

  • Semirígidas, gás permeável
  • Hidrófilas
  • Híbridas
  • Descartáveis Diárias
  • Descartáveis Quinzenais
  • Descartáveis Mensais
  • Porte Prolongado
  • Cosméticas neutras ou graduadas